quinta-feira, dezembro 20, 2007

segunda-feira, dezembro 10, 2007

POIESIS em S. J. da Madeira

“Tu sabes que a ideia de poiesis (criação) é algo múltipla, pois na realidade toda a causa que faça passar qualquer coisa do não ser ao ser é criação, de modo que também os trabalhos realizados em todas as artes são criações e os seus artífices são todos poetai (criadores) … Mas também sabes – continuou ela – no entanto têm outros nomes e que do conjunto inteiro da criação se separou uma parte, a concernente à música e ao verso, e se a denomina com o nome do todo. Unicamente a isto se chama, com efeito, “poiesis” e “poetai” aos que possuem esta porção de criação”

Platão: ”O Banquete”
POIESIS é uma palavra de origem grega que significou inicialmente criação, acção, confecção, fabricação e depois terminou por significar arte da poesia e faculdade poética. Já perdoamos Platão porque quando expulsa os poetas da sua República por “falsos pedagogos”, põe na boca de Diotima as palavras acima citadas. Ou seja, a poiesis é “fazer passar qualquer coisa do não ser ao ser”… “ a concernente à música e ao verso… a tudo isto se chama, com efeito, “poiesis” e “poetai” aos que possuem esta porção de criação”. Para os filósofos gregos o ser é “presença”, um surgimento, um nascimento, um “sair para a luz e arrancar-se ao ocultamento e ao não-ser” com a possibilidade de voltar em qualquer momento ao não-ser e perecer, de não mediar a poiesis que o extrai do fundo primordial do não manifestado e que permanece inacessível. “Poiesis”, que no caso do verso se manifesta por via do “dizer” que é “apresentar a própria coisa dita ou deixar que a própria presença da coisa tenha lugar”. “Dizer” que é também palavra enquanto fala o “logos”, arrancando ao não manifestado o ser, que se re-presenta. Voltar à criação é o propósito deste laboratório de palavras, onde a sinestesia perdida se reencontra com as outras formas de “poiesis” e outros “poetai” de que falava Diotima. No caso a música, a imagem e a própria re-presentação.
A Performance
POIESIS é uma performance que conta com a participação de 5 intérpretes, um DJ, um videasta e um sonoplasta. Além do formato de sala, é adaptável a vários espaços como bares, museus, galerias, jardins ou outros. Vários quadros temáticos em que a música, a palavra e a imagem se misturam numa sinestesia poética. Tem a duração de uma hora, aproximadamente.
Ficha Artística
Encenação/ Direcção Artística – Lígia Lebreiro Remisturas/Montagens Sonoras/Dj – Simão Valinho (DjMão) Vídeo – Rita Patrício Sonoplastia – Jorge Portela Figurinos – Lígia Lebreiro Intérpretes – Companhia Persona: Isabel Vieira Janete Brandão Lander Pedro Lino Sílvia Silva Tatiana Sousa
Textos:
Almada Negreiros António Lobo Antunes Blixa Bargeld – Einsturzende Neubauten Fernando Pessoa Jorge de Sena José Gomes Ferreira Lígia Lebreiro Lúcia Rodrigues

sexta-feira, novembro 09, 2007

ARTANE

ARTANE Composição: Cada comprimido contém: Cláudio, DjMão, Janete Brandão e ZJ. (2 mg ou 5 mg) Indicações: É indicado como coadjuvante no tratamento de todas as formas de deficiência artística e/ou existencial.Além disso, é indicado para controlo de distúrbios extra-piramidais, causados por sons e imagens que agem sobre o sistema nervoso central. Contra-indicações: Pacientes com limitações artísticas de ângulo agudo.Hipersensibilidade conhecida a qualquer dos seus componentes. Precauções: Os pacientes a serem tratados com ARTANE devem realizar uma avaliação e monitorização cuidadosa do seu estado de repressão em intervalos periódicos regulares. Reacções adversas: Cerca de 30% a 50% dos pacientes terão efeitos colaterais leves como boca seca, visão turva, tontura, náusea leve ou nervosismo. Estas reacções tendem a tornar-se menos acentuadas e até mesmo a desaparecer, à medida que o tratamento continua. Mesmo antes destas reacções terem desaparecido espontaneamente, elas podem ser frequentemente controladas através do ajuste cuidadoso da dosagem, quantidade de medicamento ou intervalo entre as doses. Posologia e administração: A posologia deve ser individualizada. A dosagem inicial deve ser baixa e então aumentada gradualmente, especialmente em pacientes com mais de 60 anos de idade. A ingestão de ARTANE antes ou após as refeições deve ser determinada de acordo com a reacção do paciente. Se ARTANE tender a ressecar a boca em excesso, pode ser melhor tomá-lo antes das refeições, a não ser que cause náuseas. Apresentações: 17/11/07 – Contagiarte (Porto)
22/11/07 - D. Petisco (Santa Maria da Feira) Venda Sujeita a Prescrição Artística O abuso deste projecto pode causar dependência.

terça-feira, outubro 30, 2007

Wokrshop PAVÃO - S. J. Madeira - 27/10/07

Os Persona mandam um grande abraço para os Personitas de S. João da Madeira que participaram brilhantemente na workshop e na animação. Um beijo especial para o Ruben da Lígia.

sexta-feira, outubro 26, 2007

PILOBOLUS

Ontem no Europarque...
Muito bons estes senhores.

quinta-feira, outubro 25, 2007

DE REGRESSO

Saudações personianas!! Qual Ulisses, que depois de tantas aventuras pelo ciberespaço, regressou ao vosso convívio. Estou a par do vosso novo projecto. Com o sal necessário e o mé-mé cá do nordeste! Em breve darei o meu contributo para um brainstorming. Para quem quiser aderir a um novo movimento, que quero fundar exarte 2111 visitai o site : http://exarte2111.blogspot.com/ Gostava que participassem. Quem estiver interessado façam um comentário e deixem o endereço do vosso e-mail.Fazermos um intercâmbio blogueiro. Assino como Apodius. Por outro lado, podem ver o novo site satírico judicial criado em http://just-justia.blogspot.com/. Neste assino como Justino. No fundo, sou muitas personas numa só. Uma verdadeira puta conceptual , qual salomé!!!Just joking! Beijos e abraços pra todos(as) Vou ali mudar os cascos ao barco do Ulisses

segunda-feira, outubro 08, 2007

ZUR - Zone Utopiquement Reconstituée

"en chantillon" http://www.groupe-zur.com/

quarta-feira, outubro 03, 2007

quarta-feira, julho 18, 2007

...

framboesas...
bébés...
a mão do meu pai...
o sol...
baloiço...
o teu cheiro...
fadas...
borboletas na barriga...
a terceira estrela do brilho dos meus olhos...
magia, meu querido, é magia...
*****************************************************************************
queria fazer um daqueles posts muito profundos sobre o quanto desejo que tudo corra bem nesta viagem do nosso espectáculo, de muita merda para o dia, que se divirtam, aproveitem, blá, blá, blá...
a verdade é que estou com o coração apertado de não poder ir com vocês e não consigo pensar em muito mais senão no facto de ficar em terra!!!
quero no entanto lembrar a todos que o nosso espectáculo, apesar de ser denominado de tragédia urbana, tem uma beleza única...beleza essa que só acontece quando está dentro de cada um de nós, por isso, e para a viagem o que vos desejo é isso: sonhos de profunda beleza com o sol, as bananas, os ovos mexidos, baloiços, mãos, cheiros, ou qualquer coisa que vos leve daqui para fora!!!!!!!

quinta-feira, junho 21, 2007

quarta-feira, maio 30, 2007

curtir Azert!
fotos do RfS