quinta-feira, janeiro 26, 2012

quinta-feira, janeiro 05, 2012

O Lírio Quebrado - Artane + Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira

O filme de D. W. Griffith “O LÍRIO QUEBRADO” de 1919, baseado no livro ‘Limehouse Nights’ de Thomas Burke, “O LÍRIO QUEBRADO” conta uma simples história de amor que termina de forma trágica e violenta, onde Griffith expõe a sua visão sobre um novo mundo, destituído de delicadeza e repleto de desumanidade. É um filme simples mas profundamente desarmante e dado a reflexões.

Para a interpretação musical desta obra melodramática, a Fade In – Associação de Acção Cultural, desafiou o projecto ARTANE, braço musical da reputada companhia multidisciplinar PERSONA sediada em Santa Maria da Feira. O objectivo consistia na criação de uma obra única de cariz alternativo e individual, mas partilhável e comunicável, onde a imagem e o som se unem num só.

Interiorizando uma visão quase teatral, tintada de azuis, amarelos e verdes, os ARTANE debitam a sua estranha e personalizada electrónica, recriando paisagens densas, invulgares e por vezes catárticas. Desse desiderato de fusão imagem/som os ARTANE remetem-nos para ritmos de respiração díspares, criando no espectador sensações que vão da acalmia à agitação, da brutalidade à contemplação. Uma abordagem diferente e fortemente personalizada para uma das possíveis interpretações diferenciadas do magnífico “O LÍRIO QUEBRADO”.

Numa participação especial, a ORQUESTRA CRIATIVA DE SANTA MARIA DA FEIRA, junta-se aos ARTANE, encerrando as comemorações da Festa das Fogaceiras num espectáculo único a realizar no Cine-Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, no próximo dia 29 de Janeiro, pelas 21.30h.

29 de Janeiro de 2012

21H30

Cine-Teatro António Lamoso

Bilhete: 5 Euros

Locais de venda:

Posto de Turismo de Santa Maria da Feira

Artane