sexta-feira, dezembro 05, 2008

Página Web da Companhia persona

Já podem visitar a nova página da companhia. O layout é da autoria da Rita Patrício.

Ainda está em construção mas gostaríamos que nos dessem o vosso feedback (por enquanto só aqui no blog).

2 comentários:

Anónimo disse...

olá :)
bem, já não vinha aqui há muito tempo. acabei de ver o novo site. confesso que já andava curioso para o ver. em relação à minha opinião e com elevado respeito por rita patrícia e pela companhia persona, aproveito este espaço para apresentar o meu feedback da análise que fiz rapidinho só mesmo de passagem:

» aspectos positivos:
1. layout simples e intuitivo
2. conteúdo apresentado de forma objectivo e acessível.
3. estrutura e organização da informação definida de uma forma simples
4. uso das cores em função da companhia e de uma forma não abusiva.
5. rápido acesso
6. bom uso das fotos em termos de edição e qualidade e na sua aplicação no site.

» pontos negativos:
1. tipografia no uso das fontes do site e do anti-alias no flash: muito blur e pouca legibilidade. quando se trata de flash é preciso ter muita atenção ao uso correcto das fontes para uma boa legibilidade e uso apropriado das fontes! é uma das desvantagens no uso do flash :P mas há técnicas de fácil implementação para o bom uso das fontes :)
2. falta um menu de navegação funcional e dinâmico no site, por exemplo, estamos num determinado espectaculo e queremos ir para outro e não conseguimos. este menu deverá ser dinâmico para futuramente sempre que adicionarem um novo update ao site que queiram ver no menu ele aparecer lá.
3. site com falhas na navegação entre espectáculos. reparei que existem falhas de navegação. quando dou cliques num espectaculo na parte de baixo ele sobrepoe outros espectaculos uns em cima dos outros.
4. site "morto" - falta "motion" na página de entrada. não muita claro, mas falta algo que dê "vida" e desperte a curiosidade dos visitantes no site. informação dinâmica, news, events, um calendário, um pequeno slideshow muito suave com partes de vários espectáculos e de forma a que o visitante possa interagir com o slideshow. também não apenas vê-lo passar como se faz muito e de forma incorrecta pois não dá liberdade de o visitante interagir e ter poder sobre o slideshow.
5. transições muito lentas na passagem de fotos. isto cansa o visitante e dispersa a atenção do utilizador para a transição em si e não para o conteúdo audiovisual ou textual. isto é uma técnica que pode parecer irrelevante mas é de extrema e essencial importância num website. animações "smooths", fluídas e rápidas!

Anónimo disse...

6. links das secções não estão dinâmicos, mantém-se sempre no http://companhiapersona.org/. isto é, se eu entro numa qualquer secção de espectaculos o link em cima na barra endereço deverá ficar algo deste genero, depois de clicar no espectaculo: http://companhiapersona.org/?esp=1
ou http://companhiapersona.org/espectaculos.php?esp=1
isto porquê? Porque imagina que querem enviar o link do espectaculo dessa secção
específica para alguem ou numa newsletter automatica ou numa funcionalidade futura de "passar a palavra a um amigo" ou "enviar para alguem" estas ferramentas são uteis pois apontam a secção directa de um site através do link especifico do genero: http://companhiapersona.org/espectaculos.php?esp=1
7. secções do site não dinâmicas. a estrutura hoje em dia de qualquer website deve ser pensada e criada de raíz considerando o futuro do mesmo, ou seja, um site de actualização dinâmica. quando se trata de flash, isso complica-se um pouco, o que é interessante :) eheheh. isto porque o flash é essencialmente uma ferramente e não uma linguagem de criação de sites dinâmicos. Mas existem dezenas de técnicas para colocar o flash dinãmico e com uma estrutura perfeitamente actualizável em termos de conteúdo textual e audiovisual. o flash é também assim um tanto ao quanto de "persona", tem várias máscaras por onde se pode esconder, mostrar, encantar, activar, despertar e acima de tudo, se adaptar ao meio envolvente, neste caso, a web! lol :P bem, espero que vos tenha sido útil de alguma forma. Parabéns pelo vosso esforço dedicação e trabalho e bons projectos daqui para a frente! qualquer coisa já sabem, estarei por aqui para contribuir naquilo que poder,
Cumprimentos,
José


é verdade, lembrei-me dito:
» sugestões:
1. baú idiota: onde os visitantes possam contribuir com ideias e sugestões
2. o muro dos persona: uma parede onde os visitantes poderão deixar a sua marca, escrever as suas opiniões sobre espectaculos que presenciaram ou viram.

avaliação geral do site: está no bom caminho :)

conselhos no desenvolvimento: ter em atenção alguns webstandarts, a acessibilidade e principalmente a usabilidade! ;)

gone.