segunda-feira, janeiro 24, 2011

O LÍRIO QUEBRADO - Última apresentação

A FADE IN – Associação de Acção Cultural, leva a cabo a produção de um ciclo de filmes-concerto itinerantes, incentivando músicos à criação de bandas sonoras originais para filmes mudos consagrados e/ou de culto.

O primeiro é o filme de D.W.Griffith “O LÍRIO QUEBRADO” de 1919, e o objectivo consiste na criação de uma obra única de cariz alternativo e individual, mas partilhável e comunicável, onde a imagem e o som se unem num só. Baseado no livro ‘Limehouse Nights’ de Thomas Burke, “O LÍRIO QUEBRADO” conta uma simples história de amor que termina de forma trágica e violenta, onde Griffith expõe a sua visão sobre um novo mundo, destituído de delicadeza e repleto de desumanidade. É um filme simples mas profundamente desarmante e dado a reflexões.

Para a interpretação musical desta obra melodramática, a FADE IN – Associação de Acção Cultural, desafiou o projecto ARTANE, braço musical da reputada companhia multidisciplinar PERSONA sediada em Santa Maria da Feira. Interiorizando uma visão quase teatral, tintada de azuis, amarelos e verdes, os ARTANE debitam a sua estranha e personalizada electrónica, recriando paisagens densas, invulgares e por vezes catárticas. Desse desiderato de fusão imagem/som os ARTANE remetem-nos para ritmos de respiração díspares, criando no espectador sensações que vão da acalmia à agitação, da brutalidade à contemplação. Uma abordagem diferente e fortemente personalizada para uma das possíveis interpretações diferenciadas do magnífico “O LÍRIO QUEBRADO".

6ª Feira, 29 de Janeiro Teatro Cine de Torres Vedras 21:30h

Sem comentários: